Notícias de saúde

Como foi a Doença de Kawasaki durante a pandemia de COVID-19?

05 de julho de 2022 (Bibliomed). As medidas de saúde pública implementadas durante a pandemia de COVID-19 tiveram efeitos generalizados nos comportamentos da população, transmissão de doenças infecciosas e exposições a poluentes ambientais. Isso proporcionou uma oportunidade de estudar como esses fatores potencialmente influenciaram a incidência da doença de Kawasaki (DK), uma vasculite pediátrica autolimitada de etiologia desconhecida. Recente estudo buscou determinar como a incidência e a natureza da doença de Kawasaki (DK) nos Estados Unidos mudaram durante a pandemia de COVID-19, e avaliar se as medidas de saúde pública afetaram a prevalência de DK.

Neste estudo de coorte de 3.922 crianças com KDK, os casos de DK nos Estados Unidos caíram 28% e permaneceram baixos durante os períodos de mascaramento relacionado ao COVID-19 e fechamento da escola. Na região de San Diego, houve um declínio desproporcional nos casos de DK em crianças de 1 a 5 anos, crianças do sexo masculino e crianças asiáticas, e características clínicas incluindo língua em morango, linfonodo cervical aumentado e descamação periungueal subaguda foram raras.

Esses achados sugerem que o comportamento social está associado à exposição ao(s) agente(s) que desencadeiam a DK e são consistentes com um portal respiratório de entrada para o(s) agente(s).

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.17436.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários