Notícias de saúde

Insuficiência cardíaca em soropositivos aumenta risco de morte

03 de outubro de 2019 (Bibliomed). Pessoas vivendo com HIV (PHIV) hospitalizadas com insuficiência cardíaca correm um risco aumentado de morte súbita cardíaca subsequente (MSC), de acordo com um estudo publicado na revista JACC: Insuficiência Cardíaca.

Investigadores do Massachusetts General Hospital, em Boston, analisaram retrospectivamente dados de 2.578 pacientes hospitalizados com insuficiência cardíaca em um único centro acadêmico; 344 desses pacientes eram PHIV. A incidência de MSC foi avaliada por carga viral.

Os pesquisadores descobriram que 86% dos pacientes incluídos não tinham um desfibrilador cardioversor implantável (CID; 344 PHIV e 1.805 controles não infectados). A grande maioria dos PHIV com insuficiência cardíaca recebeu terapia antirretroviral (91%) e 64% foram suprimidos por vírus. Durante um acompanhamento médio de 19 meses, houve 191 MSCs. AS PHIV tiveram um aumento de três vezes nas MSCs (21% versus 6,4%) em comparação com os controles. Os preditores de MSC nas pessoas vivendo com HIV incluíram uso de cocaína, menor fração de ejeção do ventrículo esquerdo, ausência de prescrição de betabloqueador, menor contagem de CD4 e maior carga viral. As PHIV com carga viral indetectável tiveram uma taxa de MSC semelhante à de indivíduos não infectados pelo HIV. A taxa de MSC foi de 10% ao ano entre as PHIV com insuficiência cardíaca sem indicação habitual para implante de um CDI.

O estudo concluiu que as pessoas vivendo com HIV hospitalizadas com insuficiência cardíaca estão sob um risco acentuadamente maior de MSC. O risco de MSC é aumentado em pacientes com menor fração de ejeção de ventrículo esquerdo, menor contagem de CD4 e maior carga viral.

Fonte: JACC: Heart Failure. DOI: 10.1016/j.jchf.2019.04.025.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários