Notícias de saúde

Menopausa tardia aumenta risco de insuficiência cardíaca em mulheres obesas

29 de abril de 2022 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres obesas que entraram na menopausa tardiamente (a partir dos 55 anos) tinham maior risco de desenvolverem insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca é a condição na qual o coração não consegue mais bombear sangue e oxigênio suficientes para permitir que os órgãos do corpo funcionem bem.

A menopausa normalmente começa entre os 45 e os 55 anos, mas alguns estudos anteriores mostraram que a idade média aumentou 1,5 anos nas últimas seis décadas. A taxa de menopausa tardia é de pouco mais de 14%, e a taxa de menopausa precoce (antes dos 45 anos) é de cerca de 13%.

Neste estudo, os pesquisadores analisaram dados de quase 4.500 mulheres norte-americanas mais velhas em um estudo de longo prazo. As participantes foram avaliadas para doenças cardíacas após um acompanhamento médio de 16,5 anos, quando tinham quase 64 anos em média. Durante o período de acompanhamento, cerca de 900 desenvolveram insuficiência cardíaca que resultou em hospitalização ou morte.

Foram encontradas associações significativas entre risco de insuficiência cardíaca e idade na menopausa, índice de massa corporal (uma estimativa de gordura corporal com base no peso e altura conhecida como IMC) e circunferência da cintura. Para cada aumento de 6 pontos no IMC, o risco de desenvolver insuficiência cardíaca aumentou 39% para as mulheres no grupo de menopausa precoce, 33% para aquelas que experimentaram a menopausa entre 45 e 49 e dobrou no grupo de menopausa tardia.

O IMC mais alto não foi associado ao aumento do risco de insuficiência cardíaca em mulheres que atingiram a menopausa entre 50 e 54 anos. Além disso, para cada aumento de 15 cm na circunferência da cintura, o risco de desenvolver insuficiência cardíaca quase triplicou entre as mulheres no grupo da menopausa tardia. A circunferência da cintura não aumentou significativamente o risco de insuficiência cardíaca para mulheres nas outras faixas etárias da menopausa.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.121.024461.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários