Notícias de saúde

Vape aumenta risco de insuficiência cardíaca

07 de outubro de 2024 (Bibliomed). Pessoas que usam o vape estão em maior risco de desenvolverem insuficiência cardíaca, indica estudo realizado no MedStar Health, nos Estados Unidos.

A insuficiência cardíaca pode ser incapacitante e levar à hospitalização e à morte. A doença muitas vezes pode surgir após um ataque cardíaco e envolve um enfraquecimento do coração, de modo que ele não consegue mais bombear o sangue com eficácia.

Os pesquisadores analisaram um banco de dados nacional de saúde dos EUA para comparar o uso de cigarros eletrônicos e qualquer diagnóstico de insuficiência cardíaca em quase 176 mil adultos. Esses tinham em média 52 anos de idade, 60,5% eram mulheres e pouco mais de 3.240 participantes desenvolveram doenças cardíacas durante um período de acompanhamento de pouco menos de quatro anos.

As pessoas que usaram vape tiveram 19% mais probabilidade de receber um diagnóstico de insuficiência cardíaca do que aquelas que não o fizeram. Isso permaneceu verdadeiro mesmo depois de terem sido contabilizados outros fatores de risco de doenças cardíacas e o uso de outras substâncias, como o tabaco ou o álcool.

O efeito parecia específico para um tipo específico de insuficiência cardíaca, conhecida como insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP). Nessa condição, o músculo cardíaco enrijece de modo que o coração não se enche de sangue como deveria entre as contrações. Os autores observam que as taxas de ICFEP aumentaram nos últimos anos.

Fonte: American College of Cardiology Annual Meeting 2024.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários