Notícias de saúde

Pobreza aumenta mortalidade por insuficiência cardíaca

25 de outubro de 2019 (Bibliomed). Um recente estudo analisou a associação entre os fatores socioeconômicos de um município/região e a mortalidade por insuficiência cardíaca (IC) e a comparou com a mortalidade por doença coronariana (DCC), no sentido de avaliar a importância da influência de fatores socioeconômicos de cada condado nestes resultados.

Investigadores do Centro Médico de Assuntos de Veteranos de Providence, em Rhode Island, conduziram uma análise transversal de fatores socioeconômicos e mortalidade na insuficiência cardíaca e DCC em 3.135 municípios dos EUA de 2010 a 2015.

Os pesquisadores descobriram a correlação mais forte para a associação da pobreza com insuficiência cardíaca e mortalidade por DCC, que foi desproporcionalmente mais alta para insuficiência cardíaca que a DCC. Para cada aumento percentual na prevalência de pobreza no nível do condado, a mortalidade por insuficiência cardíaca aumentou 5,2 mortes por 100.000 em um modelo multivariável ajustado para dados demográficos.

O estudo concluiu que a pobreza a nível do condado está fortemente associada à insuficiência cardíaca e à mortalidade por doença coronariana, e a correlação é mais forte para a mortalidade por insuficiência cardíaca.

Fonte: Journal of the American Heart Association. 2019;8:e01242.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários