Notícias de saúde

Existe relação entre a ansiedade na infância e adolescência e uso posterior de álcool?

24 de junho de 2019 (Bibliomed). Apesar da riqueza da literatura, a relação entre ansiedade e uso de álcool ainda não está clara. Pesquisadores examinaram se: (1) a ansiedade de crianças e adolescentes está positivamente ou negativamente associada com o uso posterior de álcool e desordens; e (2) as características do estudo explicam inconsistências nos achados.

Foi realizada uma revisão sistemática de 51 estudos de coorte prospectivos de 11 países. Três estudos contribuíram para uma metanálise. Os tamanhos de amostra do estudo variaram de 110 a 11.157 participantes. As idades de exposição à ansiedade variaram de 3 a 24 anos, e os resultados do uso de álcool variaram de 11 a 42 anos.

Noventa e sete associações em 51 estudos foram categorizados por exposição a ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada, distúrbios de internalização, ansiedade mista, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do pânico, transtorno de ansiedade de separação, transtorno de ansiedade social e fobias específicas) e o resultado de uso do álcool (beber frequência/quantidade, beber de modo descontrolado e transtornos por uso de álcool).

A síntese narrativa revelou algumas evidências de uma associação positiva entre ansiedade e transtornos posteriores de uso de álcool. Associações de ansiedade com a ingestão de bebidas/quantidades e consumo excessivo de bebidas alcoólicas foram inconsistentes. Tipo e período de desenvolvimento de ansiedade, duração do acompanhamento, tamanho da amostra e fatores de confusão considerados não parecem explicar os achados discrepantes. A metanálise também não mostrou evidências claras de uma relação entre transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de uso posterior de álcool.

Portanto, as evidências até o momento são sugestivas, mas longe de conclusivas de uma associação positiva entre ansiedade durante a infância e adolescência e subsequente transtorno por uso de álcool.

Fonte: Addiction. DOI: 10.1111/add.14575.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários