Notícias de saúde

Bebidas adoçadas artificialmente estão relacionadas a AVCs, doença coronariana e mortalidade em mulheres

25 de fevereiro de 2019 (Bibliomed). Entre as mulheres na pós-menopausa, o consumo de bebidas adoçadas artificialmente (BAA) está associado a um risco aumentado de acidente vascular cerebral (AVC), doença coronariana e mortalidade por todas as causas, de acordo com um estudo publicado em na revista Stroke.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina Albert Einstein, no Bronx, Nova York examinaram a correlação entre o consumo autorrelatado de BAA e acidente vascular cerebral, subtipos de acidente vascular cerebral, doença coronariana e mortalidade por todas as causas. Em uma coorte analítica de 81.714 mulheres do Women's Health Initiative Observational Study, que incluiu mulheres na pós-menopausa com idades entre 50 e 79 anos no início do estudo. As participantes foram seguidas por uma média de 11,9 anos.

Os pesquisadores descobriram que, depois de controlarem múltiplas covariáveis, aquelas que consumiram o nível mais alto de BAA (mais de duas por dia) versus aquelas que consumiram BAA raramente (menos de uma por semana) ou nunca tiveram uma probabilidade significativamente maior de todos os desfechos, exceto o AVC hemorrágico, com razões de risco ajustadas de 1,23 para todos os AVCs, 1,31 para acidente vascular cerebral isquêmico, 1,29 para doença cardíaca coronária e 1,16 para mortalidade por todas as causas. O alto consumo de BAA foi correlacionado com um aumento significativo do risco de oclusão isquêmica de artéria coronária em mulheres sem história prévia de doença cardiovascular ou diabetes mellitus. Em mulheres com um índice de massa corporal igual ou superior a 30 kg/m², o alto consumo de consumo de bebidas adoçadas artificialmente foi correlacionado com um aumento significativo do risco de acidente vascular cerebral isquêmico.

O estudo concluiu que a maior ingestão de BAA foi associada com aumento do risco de acidente vascular cerebral, doença cardíaca coronária e mortalidade por todas as causas.

Fonte: Stroke. DOI: 10.1161/STROKEAHA.118.023100.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários