Notícias de saúde

Bebidas adoçadas com açúcar aumentam o risco de morte prematura para pessoas com diabetes tipo 2

10 de novembro de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo realizado na Harvard University, nos Estados Unidos, mostrou um risco aumentado de morte prematura para aqueles com diabetes tipo 2 quando bebidas açucaradas, como refrigerante ou limonada, são consumidas regularmente com água ou chá.

Durante o estudo, os pesquisadores analisaram mais de 18 anos de dados de saúde de 9.252 mulheres e 3.519 homens, todos diagnosticados com diabetes tipo 2. Os participantes relataram a cada poucos anos quais bebidas consumiam diariamente. As bebidas adoçadas com açúcar incluíam refrigerantes, ponche de frutas e limonada. As bebidas adoçadas artificialmente incluíam suco, café, chá, leite de vaca com baixo teor de gordura, leite de vaca integral e água pura.

Com cada porção diária adicional de uma bebida açucarada, houve um aumento de 8% na mortalidade por todas as causas, disseram os pesquisadores. Esse número diminuiu para aqueles que consumiam bebidas mais saudáveis regularmente.

O número caiu 18% para todas as causas de mortalidade e 20% para doenças cardiovasculares quando os diagnosticados com diabetes tipo 2 substituíram uma bebida por dia por café. O risco de morte prematura caiu 16% para chá e água.

Segundo os autores, este foi o primeiro estudo em larga escala da ligação entre o consumo de bebidas e a morte prematura ou doença cardiovascular para aqueles que vivem com diabetes tipo 2, apesar de estudos anteriores que ligam o consumo de bebidas com a saúde cardiovascular, mudança de peso e mortalidade entre o geral população.

Fonte: The BMJ. DOI: 10.1136/bmj-2022-073406.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários