Notícias de saúde

Estudo revela associação entre consumo de bebidas adoçadas e risco de insuficiência cardíaca

09 de janeiro de 2024 (Bibliomed). A insuficiência cardíaca é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e pode ter sérias consequências para a saúde. Portanto, compreender como as escolhas alimentares estão relacionadas ao risco de IC é de grande importância.

Um novo estudo realizado pelo UK Biobank revelou associações entre o consumo de diferentes tipos de bebidas e o risco de desenvolver insuficiência cardíaca (IC). O estudo examinou o consumo de bebidas açucaradas, bebidas adoçadas artificialmente e sucos de frutas/vegetais e seu impacto na ocorrência de IC.

Os resultados do estudo, que envolveu 209.829 participantes, mostraram que indivíduos que consumiram mais de 2 litros por semana de bebidas açucaradas tiveram um aumento de 22% no risco de desenvolver IC em comparação com não consumidores. Da mesma forma, aqueles que consumiram mais de 2 litros por semana de bebidas adoçadas artificialmente apresentaram um aumento de 30% no risco de IC.

No entanto, uma associação inversa foi observada para o consumo moderado de sucos de frutas/vegetais. Aqueles que consumiram entre 0 e 1 litro por semana desses sucos tiveram um risco 10% menor de desenvolver IC em comparação com não consumidores.

O estudo também identificou uma interação significativa entre o consumo de sucos de frutas/vegetais e a duração do sono no risco de IC. Isso sugere que a combinação de hábitos alimentares saudáveis, como o consumo de sucos naturais, com uma boa qualidade de sono pode ter um efeito protetor contra a IC.

Os pesquisadores concluíram que o consumo excessivo de bebidas açucaradas e adoçadas artificialmente pode ser um fator de risco independente para a IC, enquanto o consumo moderado de sucos de frutas/vegetais pode ter um efeito protetor contra a doença. Isso destaca a importância de fazer escolhas alimentares saudáveis para a saúde cardiovascular e a prevenção da insuficiência cardíaca.

Fonte: European Journal of Preventive Cardiology. DOI: 10.1093/eurjpc/zwad167.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários