Notícias de saúde

Uso de aparelhos auditivos retarda o declínio cognitivo de idosos

15 de junho de 2018 (Bibliomed). O uso de aparelhos auditivos pode retardar o declínio cognitivo mais tardiamente na vida, de acordo com um estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society.

Pesquisadores britânicos usaram dados do Health and Retirement Study para determinar se o uso de próteses auditivas altera as trajetórias cognitivas em adultos mais idosos. Os 2.040 adultos (com idade igual ou superior a 50 anos) incluídos na análise participaram de no mínimo três ondas do estudo.

Os pesquisadores descobriram que o uso de próteses auditivas foi positivamente associado aos escores de memória episódica. Em comparação com antes do uso de aparelhos auditivos, os declínios nos escores de memória episódica foram mais lentos após o início do uso destes aparelhos. Esses resultados foram mantidos mesmo após o ajuste para múltiplos fatores de confusão.

Assim, os aparelhos auditivos podem ter um efeito de retardar as trajetórias de declínio cognitivo na vida dos mais idosos. Talvez o fornecimento de aparelhos auditivos ou outros serviços de reabilitação para deficiência auditiva muito antes no curso desta se iniciar poderia deter o aumento mundial da demência, segundo os autores.

Fonte: Journal of the American Geriatrics Society. DOI:10.1111/jgs.15363.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários