Notícias de saúde

Uso de aparelhos auditivos diminui risco de demência

24 de outubro de 2019 (Bibliomed). Publicações científicas anteriores indicam fortes associações entre a perda da audição e condições adversas, como isolamento social, depressão, declínio cognitivo, lesões associadas a quedas, e redução da qualidade de vida. Apesar desses achados, o uso de aparelhos para audição como intervenção terapêutica para aqueles com perda da audição permanece baixa. Isso foi atribuído a vários fatores, incluindo falta de percepção de percepção, benefício limitado aos pais, desconforto, um sistema complexo de assistência auditiva com múltiplos pontos de contato, estigma, e custo (exacerbado por nenhum ou baixa cobertura de seguro).

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, em Ann Arbor, usaram dados longitudinais de cobranças nacionais de 2008 a 2016 (com base em consultas médicas, internação ou atendimento ambulatorial de um grande pagador privado) para examinar a associação entre o uso do aparelho auditivo e o tempo ao diagnóstico de doença de Alzheimer ou demência, ansiedade ou depressão e quedas prejudiciais entre 114.862 idosos (mais de 66 anos) com perda auditiva.

Os pesquisadores descobriram grandes diferenças sexuais e raciais/étnicas no uso de aparelhos auditivos. Menos mulheres usaram aparelhos auditivos versus homens (11,3% versus 13,3%), e mais brancos usaram aparelhos auditivos que negros ou hispânicos (13,6% versus 9,8% e 6,5%, respectivamente). Dentro de três anos após o diagnóstico da perda auditiva, a taxa de risco ajustada ao risco foi de 0,82 para o diagnóstico de doença de Alzheimer/demência, 0,89 para ansiedade/depressão e 0,87 para quedas prejudiciais para aqueles que usaram aparelhos auditivos versus aqueles que não usavam.

O estudo concluiu que o uso de aparelhos auditivos está associado a riscos menores de ser diagnosticado com doença de Alzheimer, demência, depressão, ansiedade e quedas prejudiciais entre idosos diagnosticados com perda auditiva. A pesquisa foi publicada em no Journal of the American Geriatrics Society.

Fonte: Journal of the American Geriatrics Society. DOI: 10.1111/jgs.16109.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários