Notícias de saúde

Alimentos ultraprocessados estão ligados ao maior risco de câncer

12 de março de 2018 (Bibliomed). Segundo estudo publicado na revista BMJ, a cada 10% de aumento na dieta em lanches embalados, bebidas efervescentes, cereais açucarados e outros alimentos altamente processados ​​aumenta o risco de câncer em 12%. O câncer de mama, em particular, foi associado ao maior consumo de alimentos produzidos em massa, ultraprocessados, de acordo com o estudo.

Embora estes alimentos possam ter um gosto excelente, eles são frequentemente ricos em açúcar, sal e gordura. Eles também não possuem vitaminas, fibras e outros valores nutricionais.

Mas o valor nutricional pode não explicar o aumento do risco de câncer observado. Os resultados obtidos sugerem que a menor qualidade nutricional geral dos alimentos ultraprocessados ​​não é o único fator envolvido neste relacionamento. Na verdade, não se sabe exatamente o que nesses alimentos ou em suas embalagens poderia aumentar o risco de câncer.

Em vários países desenvolvidos, alimentos ultraprocessados ​​podem representar até 50% da dieta diária, observaram os pesquisadores. Isso inclui alimentos como pães e bolos com massa cozidos, lanches e biscoitos - além de alimentos característicos dos tempos modernos, como nuggets de frango e bastões de peixe. Também na lista: sopas instantâneas, refeições congeladas ou prontas para comer, sobremesas e produtos comercializados com conservantes que não sejam o sal - por exemplo, nitritos.

Muitos destes itens também contêm óleos hidrogenados, amidos modificados, corantes, emulsionantes, texturizantes, edulcorantes e outros aditivos.

Além de encontrar que o risco para qualquer câncer aumentou 12% com um aumento de 10% nos alimentos ultraprocessados, os pesquisadores analisaram vários tipos específicos de câncer. Foi observado um aumento de 11% para o risco de câncer de mama, mas nenhum risco significativo para câncer de próstata ou cólon.

Além disso, outras pesquisas não revelaram nenhuma associação significativa entre o risco de câncer e alimentos menos processados, como legumes enlatados, queijos e pão recém-feito. Esses alimentos incluíam frutas, vegetais, arroz e macarrão, ovos, carne, peixe e leite.

Fonte: American Cancer Society; 2018, BMJ.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários