Notícias de saúde

Especialistas discutem humanização de partos

09 de Abril de 2002 (Bibliomed). Profissionais de diversas partes do mundo estiveram no Brasil para discutir a humanização dos partos no “Congresso Internacional de Ecologia do Parto e do Nascimento – uma celebração da vida”. O evento, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) terminou neste domingo. Os especialistas discutiram as conseqüências do aumento das cesarianas nas últimas décadas e o quadro adequado para que o parto seja mais humanizado, garantindo condições seguras, confortáveis e saudáveis para o bebê e sua mãe. A atuação dos profissionais, sua formação e a escolha do tipo de parto foram outros temas abordados.

Durante o Congresso, o pesquisador francês Michel Odent, um estudioso do assunto, explicou o funcionamento do programa “Parteiras Francesas”, coordenado por ele. Além do programa, Odent trabalha realizando partos normais domiciliares na Inglaterra. A antropóloga Robbie Davis Floyd também esteve no Brasil, falando sobre prática médica, rituais e as questões que envolvem o parto e o nascimento.

Diversos tópicos foram debatidos no Congresso, como o direito da gestante de optar por um acompanhante na fase do pré-parto e no momento do nascimento, além de poder escolher qual a posição mais adequada para o parto (sentada, de cócoras ou na posição horizontal). A humanização também diz respeito ao acolhimento do bebê após o nascimento. Um ambiente silencioso, com menos luz e refrigeração mais amena são algumas das sugestões dos médicos. Alguns defendem que o aleitamento materno comece ainda na sala de parto.

Michel Odent é um dos maiores especialistas em parto do mundo. Em Londres, Odent fundou o Centro de Pesquisa em Saúde Primal (período entre a concepção e o primeiro ano de vida do bebê). O médico é crítico da epidemia de cesarianas e tem servido como uma referência para outros especialistas que lutam pela humanização dos partos.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários