Notícias de saúde

Exposição ao chumbo em crianças: qualquer quantidade pode ser danosa

19 de agosto de 2016 (Bibliomed). Nenhuma quantidade de exposição ao chumbo é segura para as crianças, e regulamentos mais rigorosos são necessários para proteger os jovens contra esta ameaça grave para a saúde, de acordo com novas recomendações da Academia Americana de Pediatria (AAP), publicadas pela revista Pediatrics.

A AAP observa que as novas normas federais americanas são necessárias para definir e testar para os perigos de chumbo em pó das casas, na água e no solo. O grupo também quer ver leis que exijam a remoção do chumbo de casas e de instalações de cuidados infantis contaminados, e que as concentrações de chumbo na água das escolas não sejam maiores do que 1 parte por bilhão.

Os pediatras e outros prestadores de cuidados primários de saúde deve avaliar crianças, procuram por níveis elevados de chumbo se eles têm entre 1 a 2 anos de idade e vivem em áreas onde 25% ou mais das habitações foram construídas antes de 1960, a AAP recomenda. A AAP também aconselha o acompanhamento de crianças com concentrações de chumbo no sangue ≥ 5 mg/dL.

Já se sabe que não há nível seguro de concentração de chumbo no sangue para as crianças, e o melhor tratamento para o envenenamento pelo chumbo é evitar qualquer exposição antes que aconteça.

Fonte: Pediatrics. Published Online (date) June 20, 2016.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários