Notícias de saúde

Álcool é retratado como “saudável para o coração” pela grande mídia

11 de setembro de 2015 (Bibliomed). Cerca de um terço das pessoas público acredita que o álcool é saudável para o coração. Isso é o que indicam os resultados de um estudo publicado na revista American Journal of Cardiology.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia e colegas avaliaram dados de participantes consecutivos inscritos no Health eHeart Study para avaliar a percepção pública dos efeitos cardíacos do álcool, as causas dessas percepções, e como elas podem afetar o comportamento das pessoas.

Os pesquisadores descobriram que 30% dos 5.582 participantes enxergavam o álcool como sendo saudável para o coração; 39% o consideram como danoso; e 31% não tinham certeza. A grande maioria daqueles que diziam que o álcool era saudável para o coração álcool (80%) citavam a imprensa leiga como fonte desta informação. A idade avançada, o ensino superior, maior renda, ser residente dos Estados Unidos, e doença coronariana foram associados com a percepção do álcool como sendo saudável para o coração, enquanto que nunca fumantes e aqueles com insuficiência cardíaca foram menos propensos a citar o álcool como sendo saudável para o coração. Em média, aqueles que enxergavam o álcool como saudável para o coração consumiam mais álcool (47% a mais) de modo regular do que aqueles que viram o álcool como prejudicial.

Segundo os autores, a imprensa leiga frequentemente retrata o álcool como “saudável para o coração”.

Fonte: American Journal of Cardiology. August 15, 2015Volume 116, Issue 4, Pages 642–646

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários