Notícias de saúde

TikTok poderia induzir jovens a beber

06 de outubro de 2021 (Bibliomed). Metade de todos os usuários do TikTok tem entre 16 e 24 anos, e 7 em cada 10 adolescentes dizem que usam o aplicativo regularmente. Os autores de um novo estudo estão preocupados que esses jovens possam estar tendo uma impressão errada sobre o uso de álcool.

De acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, 98 dos 100 principais vídeos do TikTok usando a hashtag "#alcohol" retratam o consumo de forma positiva. Todos os vídeos analisados, exceto quatro, ignoraram as consequências negativas do álcool.

Em 17 de setembro de 2020, os 100 vídeos analisados ??peslos pesquisadores tinham 1,7 bilhão de visualizações. Os pesquisadores descobriram que mais de 40% eram vídeos de guia com receitas. Mais de dois terços dos vídeos apresentavam bebidas destiladas e 61% mostravam pessoas consumindo várias bebidas com rápido sucesso - tirando fotos consecutivas, por exemplo, ou bebendo uma garrafa de bebida alcoólica. Muitos dos vídeos promoviam a conexão entre álcool e amizade, familiaridade e camaradagem. Embora alguns vídeos tenham destacado algumas das consequências negativas da bebida, como ressacas ou ferimentos físicos, eles o fizeram de uma forma humorística e não educacional.

Para os pesquisadores, plataformas de mídia social, como o TikTok, podem influenciar o comportamento de saúde. Considerando que grande parte do público usuário do aplicativo não tem idade legal para beber, os autores acreditam que o conteúdo e temas publicados na plataforma precisem de uma mudança importante. Estudos anteriores mostraram que o aumento da exposição dos jovens ao marketing do álcool nas redes socais está relacionado à iniciação precoce do consumo de bebidas alcoólicas e a maiores níveis de consumo.

Fonte: Journal of Studies on Alcohol and Drugs. DOI: 10.15288/jsad.2021.82.615.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários