Notícias de saúde

Tratamento de estimulação cerebral é seguro para aliviar a depressão

04 de julho de 2025 (Bibliomed). Um novo ensaio clínico mostra que a terapia de estimulação cerebral em casa pode tratar com segurança e eficácia a depressão grave a moderada. As taxas de resposta ao tratamento e remissão da depressão foram três vezes maiores em pessoas que receberam estimulação cerebral não invasiva.

Para o estudo, realizado na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, 174 pessoas diagnosticadas com depressão foram designadas aleatoriamente para receber ou não estimulação cerebral durante um período de tratamento de 10 semanas. Aqueles que receberam estimulação cerebral tiveram cinco sessões de 30 minutos por semana durante as três primeiras semanas, seguidas de três sessões de 30 minutos por semana durante as sete semanas seguintes.

A terapia é chamada de estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), na qual uma corrente entre 0,5 e 2 miliamperes é aplicada ao couro cabeludo por meio de dois eletrodos. Essa quantidade de eletricidade causa, no máximo, uma leve sensação de formigamento no couro cabeludo. A estimulação foi autoadministrada pelos pacientes em suas próprias casas. Cerca de 45% das pessoas que receberam a estimulação apresentaram remissão da depressão, em comparação com 22% do grupo de controle.

Fonte: Nature Medicine. DOI: 10.1038/s41591-024-03305-y.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários