Notícias de saúde

Baixa taxa de colesterol associada a pior prognóstico no câncer renal

30 de junho de 2014 (Bibliomed). Baixos níveis de colesterol podem aumentar o risco de morte dos pacientes portadores de câncer dos rins, sugere um novo estudo.

Pesquisadores analisaram os níveis de colesterol em 867 pacientes com câncer de rim antes de uma cirurgia para o câncer, e os acompanharam por um período médio de 52 meses após a cirurgia. Baixos níveis de colesterol antes da cirurgia foram associados com câncer mais avançado e maior disseminação do câncer após a cirurgia. Os investigadores também descobriram que os pacientes com níveis elevados de colesterol tinham 43 por cento menos probabilidade de morrer após a cirurgia do que aqueles com baixos níveis de colesterol.

Não está claro como os níveis de colesterol pode afetar as chances de sobrevivência dos pacientes com câncer de rim, mas alguns componentes de colesterol podem influenciar o crescimento de tumores e se espalhar, de acordo com os autores do estudo publicado 12 de junho na revista BJU International.

Embora o estudo tenha verificado uma associação entre baixos níveis de colesterol e maior risco de morte entre pacientes com câncer de rim, ele não provou uma relação conclusiva entre os dois.

Os resultados indicam que a dosagem de colesterol pode ajudar a orientar o tratamento para pacientes com câncer renal, segundo os autores do estudo.

Fonte: BJU International, news release, June 12, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários