Notícias de saúde

Abacate tem mais potássio que a banana

09 de maio de 2011 (Bibliomed). Alguns consomem com açúcar, outros com sal, mas o fato é que o abacate agrada o paladar de muitas pessoas. Agora, pesquisadores norte-americanos dão novos motivos para o consumo da fruta: ela é rica em potássio.

Importante para saúde, o potássio constitui cerca de 5% do conteúdo total de minerais no organismo. Está envolvido, também, no balanço e distribuição de água, no equilíbrio osmótico, no equilíbrio ácido-base e na regulação da atividade neuromuscular, além de promover o crescimento celular.

Phil Lempert, analista do setor de alimentos, diz que um abacate tem três vezes mais potássio que a mesma quantidade de banana. “Um abacate maduro é uma fonte rica de vitaminas, minerais, fitoquímicos e gorduras saudáveis para o coração, é rico em gorduras monoinsaturadas, que podem ajudar a reduzir o ‘mau’ colesterol no sangue e elevar o nível do ‘bom’ colesterol”, diz Lempert.

A fruta é rica em luteína, um carotenóide que combatem o câncer, em maior quantidade do que qualquer outra fruta. O consumo de alimentos ricos em luteína está ligada às baixas taxas de câncer de próstata, além de que a substância protege contra doenças oculares, como a degeneração macular e catarata.

Outro componente anti-cancerígeno presente no abacate é a glutationa, um tripeptídeo composto de aminoácidos que atuam como antioxidante, e aqueles que comem alimentos ricos em glutationa significativamente menores taxas de câncer de boca e de faringe.

Fonte: UPI, 5 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários