Notícias de saúde

Dieta vegetariana pode tornar a pessoa mais saudável

11 de junho de 2021 (Bibliomed). Pessoas que adeptas a uma dieta vegetariana têm um perfil de biomarcador mais saudável do que aquelas que consomem carne. É o que mostrou estudo apresentado no European Congress on Obesity (ECO), que ocorreu entre os dias 10 e 13 de maio de 2021, virtualmente.

O estudo envolveu mais de de 177.000 adultos britânico e, de acordo com os pesquisadores, os resultados se aplicam a pessoas de qualquer idade e peso e não eram afetadso pelo consumo de tabaco e álcool.

Para descobrir se as escolhas alimentares podem alterar os níveis de biomarcadores de doenças no sangue e na urina, pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, fizeram um estudo transversal analisando dados de 177.723 participantes saudáveis. Eles tinham entre 37 e 73 anos e faziam parte do banco de dados e recursos de pesquisa do Biobank do Reino Unido.

Os pacientes não relataram grandes mudanças em suas dietas nos últimos 5 anos. Os vegetarianos reduziram significativamente o risco de doenças cardíacas e câncer.

Os pesquisadores descobriram que os vegetarianos tinham níveis significativamente mais baixos de 13 biomarcadores que indicavam risco reduzido de doenças cardiovasculares e câncer em desenvolvimento.

Os pesquisadores descobriram que os vegetarianos tinham concentrações mais baixas de colesterol total, tanto o colesterol LDL (mau) quanto o HDL (bom), assim como certos marcadores da função hepática, entre outros. Os participantes vegetarianos tinham níveis mais altos de triglicerídeos e uma proteína chamada cistatina C, no entanto, o que pode indicar função renal diminuída.

Apesar dessas descobertas, os pesquisadores dizem que não esperam que as pessoas abandonem completamente a carne imediatamente, já que é um hábito não tão simples de ser mudado. Segundo eles, uma meta mais viável seria reduzir sua ingestão e substituí-la por outras opções saudáveis, como peixes oleosos, que também são uma fonte rica em proteínas e ômega-3 e outros nutrientes essenciais.

Os pesquisadores explicam que limitar ou eliminar a carne, especialmente a carne vermelha, tem vários benefícios para a saúde. Estudos têm mostrado que dietas vegetarianas ou veganas podem reduzir o risco de colesterol elevado e pressão alta, ambos sendo precursores de doenças cardíacas, além de ser benéfico para a saúde do coração, a dieta sem carne pode contribuir para uma perda de peso saudável e até mesmo reduzir o risco de câncer de cólon

Fonte: European Congress on Obesity (ECO). May 10-13, 2021. On-line.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários