Notícias de saúde

Uso de maconha na adolescência pode causar danos cerebrais permanentes

26 de julho de 2013 (Bibliomed). Adolescentes que usam maconha estão em maior risco de sofrerem danos cerebrais permanente, tanto no funcionamento do cérebro e quanto na cognição.

Pesquisa Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, revelou, ainda, que esses adolescentes estão em maior risco de desenvolver transtornos psiquiátricos graves, como a esquizofrenia.

Segundo os pesquisadores, estudos anteriores já haviam mostrado que jovens que começam a usar maconha antes dos 16 anos têm maior risco de déficits cognitivos permanentes.

O estudo foi realizado com ratos jovens que foram expostos a doses baixas dos ingredientes ativos da maconha durante 20 dias, e, depois, a experiência foi repetida com animais adultos.

Publicado na revista especializada Neuropsychopharmacology, o estudo mostrou que as oscilações corticais e as dificuldades na capacidade de realizar tarefas cognitivas comportamentais permaneceram estáveis nos ratos adultos, indicando que a exposição permanente à maconha não tem efeito tão prejudicial quanto em adolescentes.


Fonte: UPI, 25 de julho de 2013


Outras drogas, como o êxtase, também podem causar danos cerebrais. Leia em Boa Saúde

Jovens que consomem maconha tendem a usar outras drogas no futuro. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários