Notícias de saúde

Maconha pode causar ansiedade e perda de memória em adolescentes

18 de julho de 2023 (Bibliomed). Pesquisadores demostraram que a exposição crônica durante a adolescência ao tetrahidrocanabinol (THC), o principal componente psicoativo da maconha (cannabis), pode induzir prejuízos de memória duradouros e aumento dos níveis de ansiedade.

Após a legalização da cannabis, há evidências de uma redução nos riscos percebidos associados ao uso de cannabis. É necessário ampliar o conhecimento sobre as possíveis consequências negativas da exposição à cannabis na adolescência e este estudo aborda algumas dessas lacunas.

O estudo usou um modelo de camundongos para identificar duas partes diferentes do cérebro – as regiões dorsal e ventral no hipocampo – e mostra evidências de diferentes conjuntos de anormalidades em cada região após a exposição ao THC.

Os pesquisadores identificaram várias anomalias moleculares e neuronais importantes em regiões específicas do hipocampo que podem ser responsáveis independentemente pelos efeitos colaterais cognitivos e emocionais. O estudo confirma trabalhos anteriores que mostram que a exposição ao THC durante a adolescência pode induzir distúrbios duradouros.

O objetivo da pesquisa também foi identificar novas informações no nível molecular do cérebro que possam levar a uma melhor compreensão dos riscos de desenvolver condições neuropsiquiátricas, incluindo esquizofrenia, devido ao consumo sustentado de cannabis durante a adolescência.

Segundo os pesquisadores, os adolescentes que consomem maconha podem não estar pensando nos impactos negativos a longo prazo. Estas descobertas sugerem que o uso de maconha na adolescência pode afetar as funções cognitivas e emocionais por meio de diferentes vias cerebrais. As descobertas anatômicas detalhadas do estudo nos dão a chance de usar intervenções mais direcionadas que podem reverter as deficiências e sintomas duradouros após a exposição à cannabis durante a adolescência.

Fonte: Neuropsychopharmacology. DOI: 10.1038/s41386-022-01496-x.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários