Notícias de saúde

Uso de maconha na adolescência afeta estrutura do cérebro

30 de janeiro de 2025 (Bibliomed). Um estudo revelou que o uso de maconha (cannabis) durante a adolescência pode causar o adelgaçamento do córtex cerebral, área do cérebro responsável por funções importantes, como a aprendizagem e a interação social. A pesquisa destaca que o THC, principal substância ativa da cannabis, altera a estrutura de partes do cérebro que são fundamentais para a comunicação entre os neurônios.

Os pesquisadores explicam que o THC provoca a redução da rede de dendritos dos neurônios, que recebem informações e ajudam na transmissão de sinais no cérebro. Com isso, o córtex cerebral, que está em fase de desenvolvimento durante a adolescência, sofre atrofia, tornando o cérebro mais vulnerável a desafios do dia a dia, como aprender coisas novas e lidar com situações estressantes.

A pesquisa usou um modelo com camundongos para mostrar como o THC altera a expressão de genes que influenciam a estrutura cerebral, o que também foi observado em adolescentes que usaram cannabis antes dos 16 anos. Esse afinamento do córtex cerebral pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo e social dos jovens, o que gera preocupação em um momento em que o uso de cannabis entre adolescentes está em crescimento.

Com a popularização da cannabis entre os jovens e o aumento da concentração de THC nos produtos, os pesquisadores alertam sobre a necessidade de maior conscientização sobre os efeitos dessa substância no cérebro em desenvolvimento.

Fonte: The Journal of Neuroscience. DOI: 10.1523/JNEUROSCI.2256-23.2024.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários