Notícias de saúde

Exercícios físicos treinam células de gordura

05 de julho de 2013 (Bibliomed). De acordo com uma nova pesquisa desenvolvida na Universidade da Califórnia (Estados Unidos), exercícios físicos podem causar mudanças profundas no metabolismo da gordura.

Pesquisadores pediram que dez homens saudáveis se exercitassem vigorosamente por três meses durante uma hora por dia, cinco vezes por semana.

Esse experimento mostrou que a expressão genética subcutânea foi alterada em todos os participantes, e resultados semelhantes foram vistos em ratos, que sofreram mudanças em 1.800 genes quando comparados a ratos sedentários. 

Essas modificações seriam responsáveis por aumentar a tolerância a glicose e reduzir o efeito nocivo de dietas ricas em gorduras.

Nos animais, 11 dias de exercícios fizeram com que as células adiposas diminuíssem, liberassem alguns dos lipídios e causassem um aumento em mitocôndrias. Ou seja, ocorreu um “treinamento” dessas células. Transplantes de células treinadas em ratos sedentários forneceram os mesmos benefícios de maior tolerância a glicose. Ratos tratados com placebo não sofreram os mesmos efeitos, mesmo que eles tivessem o mesmo peso e consumissem a mesma quantidade de alimentos. Mas quando as células foram transplantadas em ratos que tinham uma dieta rica em gorduras, os níveis de glicose continuaram mais baixos do que em ratos que receberam o tratamento placebo.

Os resultados encontrados levaram os pesquisadores a concluírem que exercícios físicos podem estar levando as células de gordura a liberarem proteínas que enviariam sinais para os tecidos do corpo.

Apesar de o procedimento de transplante de células treinadas ter mostrado benefícios para os ratos, a atividade física traz diversas vantagens, o que faz com que os pesquisadores não recomendem a técnica para humanos.

A pesquisa foi apresentada no 73º encontro da American Diabetes Association.

Fonte: 73st Scientific Sessions – American Diabetes Association, que aconteceu entre os dias 21 a 25 de junho de 2013. Chicago, Estados Unidos. Abstract: 17- OR.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários