Artigos de saúde

Alimentos termogênicos, uma ferramenta a favor do seu emagrecimento


Por Núcleo de Estética Médica e Emagrecimento
contato@clinicaeme.com.br

Alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo, facilitando a queima de gorduras.

Para emagrecer de maneira saudável, não há nada mais termogênico do que a atividade física. Durante os exercícios aeróbicos, a temperatura corporal alcança graus mais elevados e a queima calórica torna-se maior, derretendo rapidamente estoques de gordura em excesso. No entanto, certos alimentos imitam o processo em menores proporções e, quando consumidos com regularidade (diariamente), ajudam a queimar calorias. . Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, porém por si só não devem ser encarados como milagrosos, pois sozinhos não têm nenhum efeito no organismo. Devem ser aliados a uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos, para que se tenha algum efeito positivo no processo de emagrecimento. A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é grande.

- Pimentões e pimenta-Caiena (pimenta-vermelha): 3 a 4g ao dia como tempero de pratos quentes e saladas são capazes de aumentar o metabolismo em até 20%.

- Gengibre: Pelo menos um pedaço de 2cm, três vezes ao dia. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, na salada, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Também pode ser colocado na garrafinha de água que consumirá ao longo do dia.

- Vinagre de Maçã: 1 e 1/2 colher de chá duas vezes ao dia. Para este efeito, o vinagre de maçã não deve ser refinado.

-Chá Verde: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das três principais refeições do dia. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue ( o que ajuda a diminuir a compulsão por doces ) e inibem a ação da amilase, enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal. O chá também pode ser utilizado como base de sucos, no lugar da água. É o chamado suchá.

-Canela: 1g ( ½ colher de chá) duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparações com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maçã ou banana.

- Guaraná em pó: em pó ou cápsulas, 2g, duas vezes ao dia. Pode ser encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.

- Água gelada: ao consumir água gelada, o organismo necessita de mais energia para elevar a temperatura interna para 37ºC, e com isso “gasta” mais calorias. Recomenda-se um mínimo de 8 copos por dia de água em temperatura inferior a 16ºC

- Soja: o grão contém lisina e arginina, substâncias que estimulam a produção do glucagon, que tem ação térmica. 3 colheres de sopa por dia são suficientes.

Outros alimentos termogênicos são algas ( Clorella, 2 colheres de sopa em dias alternados) laranja, kiwi, café preto, chá mate, hortelã, alimentos ricos em ômega­3 (salmão, sardinha, cavalinha, bacalhau, etc), brócolis, água de coco, mostarda, aspargos, couve, acelga, orégano, derivados de chocolate, cominho, mostarda, cebola, alho, curry, linhaça, óleo de coco, etc.

É possível reduzir até 200 calorias ao dia fazendo uma alimentação saudável com a inserção dos alimentos termogênicos. Variando e comendo pelo menos dois deles, de preferência antes da atividade física, se consegue bom resultado.

Atenção especial deve ser dada aos hipertensos, cardiopatas, gestantes e lactantes, pessoas com problemas gastrointestinais, etc. Por isso, uma avaliação médico nutricional é necessária, antes da introdução rotineira destes alimentos. Além, disso, o exagero no consumo pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.

Publicado em 13 de julho de 2012.