Notícias de saúde
11 de abril de 2025 (Bibliomed). Estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que a prática regular de exercícios físicos pode ajudar a desenvolver tecido adiposo abdominal mais saudável. Segundo os pesquisadores, isso significa que mesmo que a pessoa não consiga um abdômen definido, o exercício é bom para a saúde a longo prazo.
Para o estudo, os pesquisadores compararam dois grupos de pessoas com obesidade. Um grupo de 16 pessoas disse que se exercitavam pelo menos quatro vezes por semana por pelo menos dois anos, enquanto outro grupo de 16 disse que nunca se exercitava regularmente. Amostras foram retiradas do tecido adiposo da barriga, logo abaixo da pele, que é considerado o local mais saudável para o corpo armazenar gordura. A gordura armazenada sob a pele tem menos probabilidade de causar problemas de saúde em comparação à gordura acumulada ao redor ou dentro dos órgãos.
Os resultados mostram que pessoas que se exercitavam regularmente apresentaram diferenças distintas no tecido adiposo, o que aumentou sua capacidade de armazenar gordura sob a pele. Isso inclui mais vasos sanguíneos, maiores níveis de mitocôndrias e proteínas benéficas, menos colágeno que interfere no metabolismo e menos células inflamatórias.
Experimentos laboratoriais de acompanhamento mostraram que células retiradas dos praticantes de exercícios desenvolveram-se em tecido que armazena gordura de forma mais eficaz. Eles disseram que mais estudos de longo prazo são necessários para monitorar as pessoas e ver como o tecido adiposo muda conforme elas se exercitam ao longo do tempo.
Fonte: Nature Metabolism. DOI: 10.1038/s42255-024-01103-x.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também