Notícias de saúde

Idosos que fazem trabalhos voluntários ficam menos debilitados na velhice, diz estudo

14 de janeiro de 2010 (Bibliomed). Todos sabem, na prática, que nosso humor e disposição melhoram e o estresse diminui nos finais de semana. Agora, um novo estudo da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, confirma essa crença, além de indicar que, inclusive, sentimos menos dores de sexta-feira à noite ao domingo à tarde, independentemente do tipo de trabalho que desempenhamos. De acordo com os autores, os finais de semana são geralmente associados à liberdade para escolher as atividades e a oportunidade de passar mais tempo com amigos e familiares.

Avaliando 74 adultos com idades entre 18 e 62 anos que trabalhavam pelo menos 30 horas por semana, os pesquisadores concluíram que "os trabalhadores, mesmo aqueles com empregos interessantes e de alto status, realmente são mais felizes no final de semana". Publicados no Journal of Social and Clinical Psychology, os resultados indicaram que homens e mulheres se sentem melhores tanto mentalmente quanto fisicamente no final de semana, independentemente do salário, escolaridade, horas trabalhadas, e se trabalham no comercio, na indústria, ou prestação de serviços. Além disso, surpreendentemente, no final de semana, as pessoas se sentiam mais competentes no desempenho de suas funções laborais.

"Nossas descobertas destacam o quão importante é o tempo livre para o bem estar individual. Longe de ser frívolo, o tempo relativamente irrestrito nos finais de semana oferece oportunidades cruciais de ligação com os outros, explorando interesses e o relaxamento – necessidades psicológicas básicas que as pessoas devem ter o cuidado para não se exceder em trabalhos", explicou o pesquisador Richard Ryan, líder do estudo.

Fonte: University of Rochester. Newsroom. 12 de janeiro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários