Notícias de saúde

Temperatura corporal aumenta junto com a gravidade da depressão

17 de maio de 2024 (Bibliomed). A depressão e o aumento da temperatura corporal parecem estar ligados, embora os pesquisadores afirmem que ainda não está claro qual causa qual. Ainda assim, as descobertas sugerem que a manipulação da temperatura corporal pode ser uma nova forma de terapia contra a depressão.

O estudo, realizado na Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, envolveu mais de 20 mil pessoas de 106 países que usavam um dispositivo que media a temperatura corporal. O estudo durou sete meses, começando no início de 2020.

À medida que o nível de gravidade da depressão de uma pessoa aumentava, também aumentava a temperatura corporal. Houve também uma tendência sugerindo que as pessoas cujas temperaturas corporais permaneceram estáveis durante um período de 24 horas também apresentavam riscos mais elevados de depressão, mas a descoberta não atingiu significância estatística.

Também não está claro se a temperatura corporal mais elevada pode ajudar a desencadear a depressão, se a depressão prejudica a capacidade do corpo de regular a sua temperatura – ou se a ligação depressão/temperatura envolve um pouco de ambos.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-024-51567-w.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários