Notícias de saúde

Mudanças climáticas estão ligadas à propagação de doenças diarreicas

17 de maio de 2024 (Bibliomed). Um novo estudo revela que temperatura, duração do dia e umidade estão associadas ao aumento da propagação de uma doença diarreica. Essas descobertas podem ajudar a prever surtos adicionais da doença, potencialmente levando a uma melhor preparação nos serviços de saúde.

Durante essa pesquisa, os autores investigaram o impacto do clima na transmissão da campilobacteriose, uma infecção bacteriana que pode causar diarreia e dores de estômago. As infecções por Campylobacter são as causas mais comuns de gastroenterite bacteriana humana no mundo, conforme a Organização Mundial da Saúde.

Ao analisar dados de aproximadamente 1 milhão de casos de campilobacteriose na Inglaterra e no País de Gales ao longo de 20 anos, os pesquisadores identificaram associações entre temperatura, umidade e aumento nas incidências da doença. O estudo destaca a importância de compreender esses padrões para antecipar surtos de doenças e aprimorar a resposta dos serviços de saúde.

Os dados ambientais podem ajudar a entender padrões complexos na propagação de doenças. Ter esse conhecimento é inestimável, pois pode ajudar a identificar áreas vulneráveis a surtos potenciais e garantir que tenhamos recursos disponíveis para tratar as pessoas afetadas e conter a disseminação da doença para outras regiões.

Fonte: PLOS Computational Biology. DOI: 10.1371/journal.pcbi.1011714.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários