Folhetos de saúde

Infecção do trato urinário

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é?

A infecção do trato urinário ocorre quando há colonização e crescimento de bactérias nas vias urinárias. Essas vias são usualmente livres de qualquer bactéria, porém devido a fatores diversos passam a ser invadidas por bactérias, que então induzem a produção de uma resposta inflamatória e conseqüente aparecimento dos sintomas associados à doença.

A infecção urinária é mais comum nas meninas, exceto no primeiro ano de vida, onde predomina no sexo masculino. Estima-se que 3% das meninas e 1,1% dos meninos terão pelo menos um episódio de infecção urinária até os 11 anos de vida.

Como se manifesta?

Dependendo da idade da criança, a infecção urinária pode ter diferentes manifestações clínicas. As crianças menores usualmente têm sintomas inespecíficos, tais como: febre, irritabilidade, redução do apetite, inapetência, eliminação de urina escura e malcheirosa.

As crianças maiores e os adolescentes costumam apresentar sintomas mais relacionados ao trato urinário, como dor ao urinar, vontade constante de urinar, dor na barriga, além de manifestações gerais como febre e mal estar.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da infecção do trato urinário é baseado em exames complementares, os quais são solicitados pelo médico mediante a suspeita clínica. Esses exames são realizados na urina do doente.

Dependendo da idade da criança, outros exames de imagem devem ser solicitados após um episódio de infecção urinária, a fim de se identificarem malformações das vias urinárias capazes de predispor a episódios repetidos da infecção.

Qual o tratamento?

O tratamento da infecção urinária é realizado com o uso de antibióticos capazes de destruir as bactérias causadoras da doença. Esses antibióticos são testados em laboratório durante a análise da urina coletada pelo paciente, com o intuito de verificar qual o melhor e mais efetivo contra a bactéria que está causando a infecção. Daí a importância da avaliação médica, afim de que seja prescrito e utilizado o medicamento correto para cada caso.

Os casos mais graves podem necessitar de assistência hospitalar, porém são uma exceção.

É importante o controle de cura, a fim de se saber se realmente o trato urinário ficou livre de bactérias após o fim do uso do antibiótico. Com isso se previnem as potenciais complicações da infecção, como lesões renais, e conseqüências futuras dessas lesões (ex: desenvolvimento de pressão alta).

As crianças que necessitam de investigação adicional devem receber medicação preventiva após o fim do tratamento, até que seja definida a presença ou não de anormalidade das vias urinárias. Se presente alguma anormalidade, a medicação preventiva é mantida até que esta seja corrigida.

Lembre-se, somente o médico poderá orientar o tratamento de seu filho portador desta condição.

Fonte:

Monteiro JL, Goulart LMHF, Beirão MMV. Infecção do trato urinário na criança. In: Alves CRL, Viana MRA. SAÚDE DA FAMÍLIA: CUIDANDO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Coopmed Editora Médica Belo Horizonte - MG, 2003: 241 – 245.