Notícias de saúde

A Infecção no Trato Urinário em Gestantes Está Relacionada ao Retardo Mental do Bebê

NEW YORK, (Reuters Health) – Segundo estudos americanos, uma infecção no trato urinário não tratada durante a gestação pode aumentar a chance do bebê desenvolver retardo mental.

Tratar a infecção com antibióticos durante a gravidez reduz o risco de se ter um bebê com retardo mental ou atraso no desenvolvimento.

“Nós fizemos uma estatística mostrando que a falha no esquema de antibióticos prescritos está relacionada com retardo mental e atraso no desenvolvimento”, disseram os pesquisadores na Obstetrics and Ginecology.

Embora a falha no esquema de antibióticos durante a gravidez possa levar o bebê a ter retardo mental, o risco disso acontecer é baixo.

Estudos anteriores não conseguiram mostrar causas para mais de 50% dos casos de retardo mental e atraso no desenvolvimento. Retardo mental é raro, mas ocorre em aproximadamente 2% das crianças na maior parte das populações.

Pesquisadores da University of South Carolina em Columbia, revisaram os registros de 41.000 grávidas e suas crianças durante 3 anos e compararam os níveis de atraso de desenvolvimento em filhos de mães com e sem infecção urinária. Eles também analisaram o fato de as mulheres terem seguido ou não a prescrição de antibióticos.

Cerca de 21% de todas as mulheres tinham apresentado infecção urinária durante a gestação e cerca de 1,5% das crianças tinham retardo mental. Entre as 23,5% das mulheres que não seguiram a prescrição após duas semanas de diagnóstico, mais de 9% das crianças nasceram com atraso no desenvolvimento ou retardo mental.

As mulheres que seguiram a prescrição corretamente e aquelas que não tiveram infecção tiveram níveis pouco importantes de bebês com atraso no desenvolvimento, cerca de 7%.

Segundo os autores, os dados mostram um risco aumentado de 31% para bebês de mães que não fizeram o tratamento corretamente.

Estas mulheres têm 21% a mais de chance de ter bebês com problemas do que as mulheres que tomaram antibióticos corretamente.

Estudos mostram que a infecção do trato urinário é a complicação mais comum durante a gravidez, ocorrendo em 4 a 7% das mulheres. Os pesquisadores também dizem que estudos anteriores mostraram que o desenvolvimento intelectual do feto pode ser prejudicado por problemas que ocorram entre a 8º e a 16º semanas de gestação ou durante estágios mais avançados do desenvolvimento cerebral.

Novos estudos devem ser feitos para determinar a influência do tipo de bactéria, da intensidade da infecção e do tipo de tratamento instituído no nível de retardo mental e no atraso do desenvolvimento.

Obstetrics and Ginecology 2000; 96;113-119.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários