Notícias de saúde

Fumar pode aumentar o risco de câncer da bexiga

01 de março de 2021 (Bibliomed). O câncer de bexiga é a sexta forma mais comum de câncer nos Estados Unidos. É três vezes mais comum em homens do que em mulheres, e o risco aumenta com a idade. Nove em cada 10 pacientes têm mais de 55 anos. Fumar causa mais da metade de todos os casos de câncer de bexiga, e os fumantes têm três vezes mais chances de ter câncer de bexiga do que os não fumantes. As pessoas que fumam aumentam significativamente suas chances de desenvolver câncer de bexiga, alertam especialistas.

Todos sabem que fumar causa câncer de pulmão, mas nem sempre sabem sobre câncer de bexiga, segundo o Rush University Medical Center em Chicago, centro especializado no tratamento de câncer de bexiga e outros cânceres do trato urinário. Os mesmos produtos químicos nocivos inalados quando se fuma se acumulam na urina. Como a bexiga retém a urina, ela é exposta a essas toxinas em uma taxa mais elevada do que outras partes do corpo.

A exposição ao fumo passivo e solventes e corantes tóxicos são outros fatores de risco significativos para câncer de bexiga, assim como infecções recorrentes do trato urinário e outras fontes de irritação crônica da bexiga.

Alguns dos sintomas de alerta podem ser sangue presente na urina ou tem a pessoa urina muito frequentemente e/ou tem dor ao urinar. Embora esses sintomas sejam frequentemente causados ??por condições sem risco de vida - como infecção do trato urinário, bexiga hiperativa ou aumento da próstata - é importante fazer exames para descartar câncer de bexiga.

Como outros cânceres, o câncer de bexiga é mais tratável quando é encontrado nos estágios iniciais.

Fonte: Rush University Medical Center. News release.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários