Folhetos de saúde

Impetigo

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é?

O impetigo é uma infecção superficial da pele, causado geralmente por uma bactéria. Pode acometer indivíduos de qualquer idade, porém é mais comum nas crianças.

O impetigo é popularmente chamado de “pereba”. Afeta usualmente as áreas expostas, como os braços e as pernas. Em crianças menores pode atingir a face e o couro cabeludo.

É uma infecção mais comum em países de clima tropical, sendo que tem relação direta com a aglomeração de crianças e os hábitos pouco rígidos de higiene.

Como se manifesta?

As lesões apresentam aspecto purulento, amarelado, com crosta ou “casquinha” que desprende ao se coçar. Algumas lesões apresentam secreção ativa de material amarelado e espesso, com cheiro ruim.

As lesões do impetigo geralmente aparecem em locais de picadas de inseto ou após traumas superficiais, que com a coçadura da criança passam a se infectar com as bactérias causadoras do processo. Daí a importância de manter as unhas das crianças sempre limpas e bem cortadas, a fim de não se tornarem fonte potencial dos agentes causadores.

Dependo da extensão das lesões e do estado de saúde da criança, podem se associar sintomas como febre, mal estar, redução do apetite, fraqueza, aparecimento de ínguas próximo ao local afetado.

Como é feito o diagnóstico?

A detecção do impetigo é feita pelo pediatra, apenas com a observação das lesões conjuntamente com a história clínica da criança relatada pelos pais.

Alguns casos selecionados podem necessitar de exames complementares para uma elucidação mais completa, ou para se diferenciar de outras doenças com sintomas parecidos.

Qual o tratamento?

A forma de tratamento do impetigo depende da extensão das lesões e das manifestações apresentadas pela criança. Usualmente são prescritos antibióticos capazes de matar as bactérias causadoras da infecção, tanto por via oral, quanto para uso no local das lesões.

Também se faz uso de soluções anti-sépticas nos locais da lesão, a fim de controlar a infecção e impedir sua progressão para áreas de pele sã.

As medidas de higiene geral, como cortar as unhas regularmente, mantendo-as sempre limpas, lavar as mãos, lavar os locais de trauma ou machucados na pele com água e sabão, ajudam a prevenir a ocorrência do impetigo. Sempre que a criança apresentar lesões com pus, os pais devem procurar o pediatra para que as medidas adequadas sejam tomadas.

Lembre-se, somente o médico poderá orientar o tratamento de seu filho portador desta condição.

Fonte:

Silva CMR, Viana MRA. Dermatoses mais comuns na infância. In: Alves CRL, Viana MRA. SAÚDE DA FAMÍLIA: CUIDANDO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Coopmed Editora Médica Belo Horizonte - MG, 2003: 207 – 224.