Folhetos de saúde

Manifestações extra-intestinais da Doença de Crohn

 © Equipe Editorial Bibliomed

1. Quais as manifestações intestinais da doença de Crohn?

O principal sintoma intestinal da doença de Crohn é a diarréia, que está presente em praticamente em todos os pacientes portadores da doença. As características da diarréia na doença de Crohn dependem, principalmente, do local de acometimento das lesões. Se no intestino grosso (cólon), as fezes serão de pouco volume; se no intestino delgado, o contrário. Além disso, pode-se observar dor em cólica no abdome.

2. Como podem ser dividas as manifestações extra-intestinais da doença de Crohn?

As manifestações fora do intestino na doença de Crohn podem ser divididas da seguinte forma:

  1. Manifestações que ocorrem no mesmo período da ocorrência de sintomas intestinais;
  2. Manifestações que ocorrem fora do período de ocorrência dos sintomas intestinais.

3. Qual a manifestação extra-intestinal mais comum da doença de Crohn?

A manifestação extra-intestinal de ocorrência mais comum da doença de Crohn, bem como das demais doenças inflamatórias intestinais, é a artrite, estando aí incluídas a artrite colítica e a espondilite anquilosante.

4. Quais são as características da artrite colítica?

A artrite colítica manifesta-se  como uma artrite migratória, que afeta a articulações dos joelhos, quadris, tornozelos, punhos e cotovelos. Normalmente, ela ocorre durante o desenvolvimento dos sintomas intestinais e melhora com o tratamento da doença de Crohn.

5. Quais são as características da espondilite anquilosante?

A espondilite anquilosante é caracterizada por uma rigidez matinal, dor na região lombar e a adoção de uma postura encurvada do corpo, podendo evoluir de forma progressiva e torna-se incapacitante. O tratamento da doença de Crohn ou de outra doença inflamatória intestinal, como a colite ulcerativa, não é útil para a melhora da espondilite anquilosante, sendo esta última encontrada até 30 vezes mais em pessoas que desenvolvem a colite ulcerativa comparativamente aos indivíduos que não tem a doença.

6. Existem outras manifestações extra-intestinais da doença de Crohn?

Sim. Entre elas podemos citar:

  1. as manifestações hepáticas - como a pericolangite (manifestação mais comum), esteatose e a cirrose; no trato biliar, como a formação de cálculos biliares (pedra na vesícula biliar);
  2. as manifestações na pele – como a piodermite gangrenosa e o eritema nodoso, este último muito freqüente em crianças com doença de Crohn e ocorre durante o desenvolvimento dos sintomas intestinais;
  3. as manifestações oculares – como a uveíte e a episclerite.   

Lembre-se, somente seu médico poderá aconselhá-lo na abordagem desta condição. 

Fonte:

JÚNIOR, W.J.S. Doença intestinal inflamatória in: Goldman, L.; Bennett, J. C. Cecil – Tratado de Medicina Interna, 21°ed. Guanabara Koogan. RJ, 2001: 801 –809.