Dormir mal torna as pessoas mais egoístas

Comment

Sono

Os riscos para a saúde de perder o sono são bem conhecidos, variando de doenças cardíacas à depressão, mas quem diria que dormir pouco também pode torná-lo egoísta? Essa é a conclusão de uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Em uma revisão de pesquisa, os autores descreveram três estudos separados que avaliaram o impacto do sono na disposição das pessoas de ajudar os outros. Em um deles, 24 voluntários saudáveis foram submetidos a exames cerebrais após oito horas de sono e também após uma noite sem dormir. A ressonância magnética funcional revelou que as áreas do cérebro envolvidas na empatia e na tentativa de entender os desejos e necessidades dos outros estavam menos ativas após uma noite sem dormir. Quando os participantes foram privados do sono, parecia que eles não conseguiam interagir com outras pessoas, não conseguindo compreender as necessidades das outras pessoas.

Outro estudo acompanhou mais de 100 pessoas online por três ou quatro noites, medindo quanto tempo dormiam e quantas vezes acordavam. Em seguida, avaliou o desejo de manter a porta do elevador aberta para outra pessoa ou ajudar um estranho ferido na rua, entre outros cenários. Os resultados mostraram que uma diminuição na qualidade do sono de uma pessoa de uma noite para a outra previa uma diminuição significativa no desejo de ajudar outras pessoas de um dia para o outro: aqueles que dormiram mal na noite anterior foram os que relataram estar menos dispostos e dispostos a ajudar os outros no dia seguinte.

E, finalmente, um banco de dados de 3 milhões de doações de caridade nos Estados Unidos entre 2001 e 2016 mostrou que as doações caíram após a mudança sazonal para o horário de verão. As doações caíram 10% no geral, mas não em regiões onde o tempo não muda.

Além disso, estudos anteriores mostraram que a privação do sono aumentava os sentimentos de solidão, fazia com que as pessoas se isolassem e, quando interagissem com as pessoas, espalhassem sua solidão para os outros.

Para os autores, esmo uma ‘dose’ muito modesta de privação de sono tem um impacto muito mensurável e muito real na generosidade das pessoas e, portanto, em como funcionamos como sociedade conectada. Por isso, eles ressaltam a importância de campanhas que mostrem a importância do sono para a saúde física e mental.

Fonte: PLOS Biology. DOI: 10.1371/journal.pbio.3001733.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *