Dietas com base mediterrânea reduzem o risco de doenças cardíacas em até 21%

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A dieta mediterrânea e planos similares de nutrição vegetal parecem reduzir o risco de doenças cardíacas em até 20%, segundo uma análise da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. No geral, uma maior adesão a um regime alimentar saudável foi associada a um risco 10% a 20% menor de doenças cardiovasculares.

Adultos com níveis mais altos de adesão à dieta mediterrânea, cujas refeições são à base de peixes e plantas inspiradas na culinária grega e italiana, ou uma das três outras dietas à base de plantas tiveram um risco de 14% a 21% menor de doenças cardiovasculares, dependendo sobre a dieta e o quanto eles se dedicaram a ela.

No estudo, os pesquisadores acompanharam a saúde cardíaca de aproximadamente 170.000 mulheres e 43.000 homens sem histórico de doença cardíaca no Nurses’ Health Study e do Health Professionals Follow-up Study. Muitos dos participantes do estudo foram acompanhados por mais de 25 anos.

O estudo avaliou os efeitos de quatro abordagens alimentares no risco de doenças cardíacas, usando várias medidas de adesão: o Healthy Eating Index-2015 (Índice de Alimentação Saudável-2015), o Alternate Mediterranean Diet Score (Pontuação Alternativa da Dieta Mediterrânea), o Healthy Health-Based Diet Index (Índice de Dieta Baseada em Saúde Saudável) e o Alternate Healthy Eating Index (Índice Alternativo de Alimentação Saudável).

No total, foram notificados 23.366 casos de doenças cardíacas entre os participantes do estudo, incluindo pouco mais de 18.000 diagnósticos de doenças cardíacas congestivas e quase 5.700 derrames.
Em comparação com aqueles que não aderiram estreitamente a um plano alimentar, os participantes que seguiram a dieta mediterrânea reduziram em 17% o risco de doenças cardíacas, enquanto os que obtiveram uma pontuação alta no Alternate Healthy Eating Index ​​reduziram em 14% o risco.

Enquanto isso, os participantes que obtiveram alta pontuação no Healthy Eating Index-2015 reduziram seu risco de doença cardíaca em 17%, enquanto aqueles que tiveram um bom desempenho no Alternate Healthy Eating Index reduziram seu risco em 21%.

Essas dietas saudáveis ​​para o coração compartilham características comuns, como maior consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, legumes e nozes, e menor consumo de carnes vermelhas e processadas e adição de açúcar.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2020.2176.

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