A obesidade infantil é uma preocupação crescente em todo o mundo. Estudo da Federação Mundial de Obesidade estima que o número de crianças e adolescentes acima do peso deve aumentar de 220 milhões para 268 milhões nos próximos dez anos. Além da má alimentação e do sedentarismo, pesquisa da Universidade de Warwick mostrou que dormir pouco aumenta o risco de ganho de peso em crianças e adolescentes.
Os pesquisadores revisaram 42 estudos que incluíram, juntos, mai de 75.000 crianças e adolescentes, com idade igual ou menor a 18 anos. Os resultados mostraram que aqueles que dormiam menos horas do que o recomendado para sua faixa etária apresentavam maior peso corporal. Esses tinham, também, 58% mais chances de se tornarem adultos obesos ou com sobrepeso.
Publicado na revista Sleep, o estudo mostrou uma entre relação privação de sono e peso consistente em todas as idades analisadas. Os pesquisadores explicam que o estudo também reforça o conceito de que a privação de sono é um importante fator de risco para a obesidade, detectável muito cedo na vida.
Estar acima do peso pode levar a doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, doenças que estão aumentando entre as crianças.
Fonte: Sleep, 05 de maio de 2018.
Verdade, não só a obesidade como outras complicações também, tando em crianças como em adultos também.