Bolsa Família torna a alimentação mais saudável

1 Reply

Nutrição Saúde da família

O programa social Bolsa Família, que atende famílias de baixa renda, pode aumentar o acesso dessas a alimentos considerados saudáveis, como hortaliças e carnes frescas. A constatação é de pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP – USP).

O estudo mostra, a partir de dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), que a disponibilidade de calorias entre as famílias que recebem o benefício é maior do que entre as que não recebem o auxílio. Não houve diferenças no consumo de alimentos industrializados prontos para o consumo, com maior quantidade de sal, açúcar e gorduras, mas as famílias que fazem parte do Bolsa Família tinham maior gasto com alimentos saudáveis do que as outras analisadas.

A pesquisa envolveu dados de famílias de baixa no Brasil obtidos através do POF 2008-09, que investigou 55.970 domicílios brasileiros. Dessas, foram selecionadas 1.326 famílias com renda per capita inferior a R$ 210 reais por mês, das quais 48,5% são beneficiadas pelo Bolsa-Família. A disponibilidade média de calorias por pessoa no Brasil é de 1.900 kilocalorias (kcal) por dia, enquanto que na população de baixa renda, o número de calorias disponível varia entre 1.100 e 1.200 kcal ao dia. A recomendação de consumo diário do Ministério da Saúde é de 2.000 kcal por dia para adultos.

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *