Você pode salvar uma vida: doe sangue!

Comment

Comportamento Saúde da família

Hoje, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data, lembrada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2004, busca sensibilizar a população para a importância da doação e, consequentemente, aumentar o número de doadores.

A doação não envolve riscos ao doador, e, para tornar-se um, é necessário ter entre 16 e 67 anos. Menores de 18 anos devem ter autorização dos responsáveis para doar. É necessário que a pessoa que vai doar esteja saudável, com peso mínimo de 50 quilos e ter descansado, no mínimo, seis horas nas últimas 24 horas.

É necessário, também, evitar o consumo de alimentos gordurosos por pelo menos quatro horas antes da doação, ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Não podem doar grávidas, pessoas que fizeram tatuagem nos últimos 12 meses, usuários de drogas ilícitas injetáveis e que já tiveram doenças como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV) e Malária.

O intervalo entre as doações é de 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres. Interessados devem procurar os hemocentros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *