Alguns tipos de câncer aumentam o risco de morte por doença cardíaca

Comment

Saúde da família

destaque_morte-subitaEstudo realizado na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, mostrou que a idade de detecção do câncer pode indicar o risco de morte por doença cardíaca em sobreviventes de tumores. Publicado na revista Circulation, o estudo analisou dados sobre mais de 200.000 sobreviventes de câncer no Reino Unido, diagnosticados entre 1971 e 2006, e seguidos até 2014. Eles tinham entre 15 e 39 anos quando diagnosticados e sobreviveram pelo menos cinco anos.

Os pesquisadores descobriram que 6% das mortes foram atribuídas a doença cardíaca, e aqueles diagnosticados na adolescência tinham um risco quatro vezes maior de morte por doença cardíaca do que as pessoas que não tinham câncer. Pacientes diagnosticados em idades de 35 a 39 tinham apenas um risco 1,2 vezes maior de doença cardíaca em comparação com pessoas de idade semelhante.

O impacto da idade jovem no diagnóstico parece ser mais importante nos sobreviventes do linfoma de Hodgkin: 7% dos diagnosticados entre 15 e 19 anos morreram de doença cardíaca aos 55 anos, comparado com 2% dos diagnosticados aos 30 anos. Menos de 1% das pessoas na população geral têm risco de morrer aos 55 anos de doença cardíaca.

Em geral, os sobreviventes de linfoma de Hodgkin foram 3,8 vezes mais propensos a morrer de doença cardíaca do que pessoas de idade semelhante que não tinham a doença. Sobreviventes de outros tipos de câncer – leucemia, câncer de pulmão e câncer de mama, entre eles – também enfrentaram um maior risco de morte por doença cardíaca.

Fonte: Circulation, 07 de novembro de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *