Dicas para curtir um carnaval com saúde

Comment

Saúde da família

destaque_amigos2O Carnaval está chegando, e muitos querem se jogar nos blocos para curtir os quatro dias de festa. Contudo, é necessário tomar alguns cuidados para estar com a saúde em dia na quarta-feira de Cinzas. Listamos abaixo algumas dicas de como curtir a festa com folia.

Hidratação!

Água, água e muita água. Vale sucos, isotônicos e água de coco também. Hidratação é fundamental para quem quer curtir a folia com saúde. A desidratação é um problema grave, que pode levar à morte. Entre os sintomas mais comuns estão boca seca e pegajosa, sonolência, cansaço, diminuição na produção de urina, dor de cabeça, tonturas, vertigens, febre, e, em casos mais graves, desmaios. Pessoas desidratadas devem ser encaminhadas à unidade de saúde mais próxima para receber o tratamento adequado.

Use protetor solar

O bronzeado é lindo, mas se expor ao sol sem a devida proteção solar pode causar queimaduras. Vale lembrar, que quanto mais clara for a pele da pessoa, mais suscetível ela estará para lesões cutâneas. Contudo, quem tem a pele morena ou negra não está imune aos efeitos do sol. O uso do protetor solar é fundamental para evitar queimaduras e proteger a pele contra problemas mais graves como o câncer de pele.

As queimaduras solares apresentam vermelhidão, dor, ardência, descamação, e, nos casos mais graves, dor severa, bolhas e insolação. Em casos leves e moderados de queimadura solar, o tratamento pode ser feito em casa, com o uso de cremes para queimadura ou analgésicos que não precisam de prescrição médica. Além disso, o consumo de líquidos é fundamental no processo de recuperação. Casos mais graves precisam de acompanhamento médico.

Se alimente

Alimentação é imprescindível para quem quer enfrentar a maratona de blocos. Mas não é para sair comendo qualquer coisa não! Alimentos ricos em gordura devem ser evitados, dando lugar a opções ricas em carboidratos. É importante não ficar mais do que quatro horas sem se alimentar, optando por lanches leves e de fácil digestão, como frutas, barras de cereais e sanduíches naturais. Depois da folia, vale uma dieta desintoxicante, com muitos líquidos, e pobre em gorduras e carboidratos.

Evite o consumo excessivo de substâncias

Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação. Seja cerveja, catuaba, drinks… tudo em excesso faz mal. O álcool acelera o processo de desidratação O mesmo é válido para as bebidas e substâncias energéticas, que, apesar de darem mais pique para curtir a folia, podem causar gastrite e sobrecarregar o organismo, causando arritmia cardíaca.

Remédios para curar a ressaca devem ser evitados, porque eles apenas aliviam os sintomas, e não necessariamente levam à recuperação do organismo. Por isso, o ideal é a velha combinação = alimentação leve + hidratação + descanso.

Use camisinha!!!!

Por fim, é sempre bom lembrar, que, se a festa for se estender em outro lugar, a camisinha deve ser um acessório obrigatório. Além de prevenir uma gravidez indesejada, o preservativo ajuda a evitar doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, a gonorreia, a sífilis e a herpes (sim, você pode ser contaminado com isso tudo em uma única relação sexual!). Só mais uma dica, não saia beijando todo mundo, porque o beijo pode transmitir doenças, como a mononucleose infecciosa e a herpes labial.

Equipe editorial Bibliomed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *