Artigos de saúde

Insuficiência Renal

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- Introdução
- Causas
- Sintomas
- Diagnóstico
- Tratamento

Introdução

Os rins são órgãos que têm como função filtrar o sangue, captando resíduos, impurezas e sais que já não são mais úteis à saúde do indivíduo e eliminando-os na urina. Além disso, eles ajudam a regular a pressão sanguínea e a liberar hormônios no organismo responsáveis pela produção de células vermelhas no sangue e fortalecer os ossos. Dessa forma, eles são considerados essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Quando os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas, o paciente entra em uma condição conhecida como insuficiência renal, que pode ser aguda - quando a perda da função renal ocorre de forma súbita e rápida-, ou crônica - quando a perda é lenta, progressiva e irreversível.

Causas

A insuficiência renal pode ser ocasionada pelo uso de um medicamento forte (no caso da insuficiência renal aguda), ou em decorrência de outras doenças, como diabetes, hipertensão, doença dos rins policísticos ou obstruções nos rins, como cistos ou pedras. Lesões nos rins, diminuição de sangue no órgão (causado por desidratação, mau funcionamento ou pressão baixa), uso excessivo de suplementos proteicos, Síndrome hemolítico-urêmica e sepse.

Sintomas

Causas
A insuficiência renal pode ser assintomática ou não apresentar sintomas graves nas fases iniciais da doença. Os sintomas podem variar conforme o tipo da doença, sendo os mais comuns:

Insuficiência rena aguda

-  Quantidade reduzida de urina, amarela escura e com cheiro forte;
-  Cansaço e falta de ar;
-  Dor na parte inferior das costas;
-  Inchaço das pernas e pés;
-  Pressão alta;
-  Febre superior a 39ºC;
-  Tosse com sangue;
-  Falta de apetite e presença náuseas e vômitos;
- Pequenos caroços na pele;
- Alterações em exames de sangue e de urina, com a presença de proteínas nas urina, alterações no níveis de ureia, creatinina, sódio e potássio.

Insuficiência rena crônica

- Vontade de urinar frequentemente, principalmente à noite, acordando para urinar;
- Urina com cheiro forte e espuma;
- Pressão arterial muito alta que pode resultar em AVC ou insuficiência cardíaca;
- Sensação de peso corporal muito elevado;
- Tremores, principalmente nas mãos;
- Cansaço intenso;
- Músculos fracos;
- Cãibras frequentes;
- Formigamentos nas mãos e pés;
- Perda de sensibilidade;
- Convulsões;
- Pele amarelada;
- Náuseas e vômitos;
- Desenvolvimento de uma pequena camada branca na pele, semelhante a pó, pois a ureia cristaliza no suor.

Diagnóstico

O diagnóstico da insuficiência renais é feito por um médico nefrologista que se baseia nos sintomas relatados e pede exames laboratoriais para medir a concentração de proteínas e de imagem (ultrassom, ressonância magnética, tomografia computadorizada) para analisar a anatomia do órgão e possíveis danos.

Tratamento

O tratamento da insuficiência renal é orientado pelo nefrologista com base no quadro evolutivo do paciente. Outros profissionais, como nutricionista, endocrinologista e cardiologista podem integrar a equipe de acompanhamento dependendo da causa da insuficiência renal. Como é uma doença muitas vezes crônica, com a qual o paciente deverá conviver por toda a vida, ele pode precisar de acompanhamento psiquiátrico ou psicológico.

Na maioria das vezes, o tratamento é feito com o uso de medicamentos anti-hipertensivos e diuréticos. A dieta de quem sofre com o problema deve ser rica em carboidratos e pobre em proteínas, sal e potássio. Casos graves podem exigir a realização de hemodiálise ou transplante renal.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.          10 de março de 2021.