Notícias de saúde

Combinação de medicamentos pode reduzir insuficiência renal

18 de outubro de 2021 (Bibliomed). A vancomicina está associada à toxicidade renal e o mecanismo pode, em parte, estar relacionado ao estresse oxidativo. Estudos in vitro e pré-clínicos sugerem que a suplementação de melatonina diminui o estresse oxidativo.

O objetivo de um novo estudo foi avaliar o uso concomitante de melatonina e vancomicina e a incidência de insuficiência renal aguda (IRA). Foi realizado um estudo de retrospectivo em um grande centro médico comunitário. Todos os pacientes consecutivos admitidos no centro médico entre janeiro de 2016 e setembro de 2020 que receberam terapia com vancomicina sozinha ou concomitantemente com melatonina como parte do tratamento normal foram considerados para inclusão. O desfecho primário foi o desenvolvimento de insuficiência renal aguda.

Os pesquisadores identificaram um total de 303 pacientes adultos que atendiam aos critérios de inclusão e exclusão tratados com vancomicina, 101 dos quais receberam melatonina concomitantemente. As características gerais da linha de base foram semelhantes entre os dois grupos, exceto para a incidência de bacteremia/sepse. Verificou-se, nos resultados que o uso de melatonina foi associado a uma redução de 63% na IRA. Assim, o uso de melatonina foi associado a uma redução significativa na IRA relacionada à vancomicina.

Fonte: Antimicrobial Agents and Chemotherapy (2021). DOI: 10.1128/aac.00462-21.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários