Moléculas na urina podem predizer insuficiência renal diabética até 10 anos antes

05 de abril de 2024 (Bibliomed). Pequenas moléculas metabólicas produzidas naturalmente nos rins são um indicador mais preciso de futura insuficiência renal em pacientes com diabetes do que o sinal de alerta convencional – proteína na urina – e podem levar a um diagnóstico e tratamento mais precoces, de acordo com uma nova investigação.

O estudo global realizado por pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriu que os níveis de adenina, um metabólito produzido no rim, na urina eram um biomarcador preditivo e causador de iminente insuficiência renal progressiva em pacientes com diabetes.

O estudo utilizou uma técnica de biópsia renal desenvolvida pela Universidade que permitiu aos pesquisadores determinar a localização da adenina e de outras pequenas moléculas nos tecidos renais que fazem as células seguirem uma direção saudável ou um padrão de doença.

Os pesquisadores descobriram que a adenina estava presente ao redor dos vasos sanguíneos cicatrizados nos rins e ao redor das células renais em formato tubular que estavam sendo destruídas e que níveis elevados estavam associados à mortalidade por todas as causas nos participantes do estudo, indicando que o metabólito também estava afetando outras partes do corpo.

O estudo analisou 1.200 pacientes de três coortes étnicas, incluindo afro-americanos, hispânicos e caucasianos nos Estados Unidos, com um estudo separado da população indígena americana. Os pesquisadores também avaliaram uma coorte composta principalmente por populações chinesas, indianas asiáticas e malaias em um estudo baseado em Cingapura.

A descoberta de que níveis elevados de adenina na urina estavam associados a um maior risco de insuficiência renal foi consistente em todas as populações do estudo.

Segundo os pesquisadores, esses resultados são importantes porque abordagem padrão de teste de proteína, ou albumina, na urina é ineficaz em até metade de todos os pacientes diabéticos que desenvolvem insuficiência renal porque não têm níveis de proteína na sua urina é suficiente para sugerir seu verdadeiro perfil de risco.

Fonte: Journal of Clinical Investigation. DOI: 10.1172/JCI170341.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.