Notícias de saúde
11 de agosto de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, mostra que as mulheres têm maior risco de insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC) do que os homens quando submetidas a diálise para insuficiência renal. No entanto, os pesquisadores descobriram que as mulheres também têm um risco geral menor de morrer do que os homens.
Para o estudo, os pesquisadores monitoraram a saúde de mais de 508.000 pacientes com doença renal nos Estados Unidos que iniciaram diálise entre 2005 e 2014. Os resultados mostraram que mulheres em diálise apresentaram um risco 14% maior de problemas cardíacos do que os homens, incluindo um risco 16% maior de ataque cardíaco e um risco 31% maior de AVC. No entanto, as mulheres em diálise também tiveram um risco 11% menor de morrer de causas cardíacas do que os homens, e um risco 4% menor de morrer por qualquer causa.
Segundo os pesquisadores, o estrogênio pode desempenhar um papel no maior risco geral de problemas cardíacos em mulheres. Os efeitos protetores do hormônio feminino diminuem entre mulheres em diálise, por exemplo, elas geralmente entram na menopausa anos mais cedo do que mulheres sem problemas renais.
Os autores explicam que as mulheres também tendem a receber menos cuidados renais preventivos, o que pode levar à necessidade de diálise, e que mulheres com insuficiência renal também tendem a iniciar a diálise mais tarde que os homens, recebem menos horas de tratamento de diálise e têm taxas mais altas de diabetes.
Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.123.029691.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também