Artigos de saúde

Eczema

Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- Introdução
- Sintomas
- Causas
- Tipos
- Tratamento

Introdução

Eczema é um processo inflamatório que afeta a pele e provoca manchas vermelhas, coceira e bolhas que resultam em lesões com aspecto grosseiro. Apesar de ser mais comum na infância, podendo atingir até 20% das crianças em algum momento da vida, os casos mais graves tendem a surgir em adultos.

Sintomas

A coceira é o sintoma mais comum. O eczema pode acometer qualquer parte do corpo, mas é mais comum na face, nos joelhos, nas mãos e nos pés. As áreas afetadas em geral apresentam ressecamento, descamação e alteração de sua cor normal.

Em crianças, a coceira pode resultar em uma secreção que evolui para crostas, principalmente na face e no couro cabeludo.

Pessoas com eczema podem apresentar, também, bolhas, descamação da pele e do couro cabeludo (caspa), feridas ou úlceras, rachaduras e sensibilidade da produtos de limpeza e higiene.

Causas

O eczema pode surgir por fatores genéticos, predisposição a alergias, perturbações no sistema imunológico, irritação por contato ou pele muito seca.

Tipos

Não existe um único tipo de eczema, sendo que pelo menos seis patologias podem ser consideradas eczemas:

1 - Eczema atópico: é o tipo mais comum e está relacionado a alergias como asma e rinite. Atinge principalmente crianças nos primeiros meses de vida afetando as dobras dos braços e pernas.

2 - Eczema de contato: surge quando se entra em contato com materiais ou produtos que provocam irritações ou alergias na pele.

3 - Eczema numular: apesar de não ter causa conhecida, esse tipo se apresenta como manchas arredondadas que apresentam crostas e bolhas e podem surgir em todo o corpo. É mais comum em adultos de meia idade e idosos.

4 - Eczema de estase: afeta a parte inferior das pernas como resultado de má circulação, afetando, assim, pessoas com veias varicosas e que sofrem com inchaço nos membros inferiores.

5 - Eczema disidrósico: é caracterizado pelo surgimento de bolhas avermelhadas e cheias de líquido nas mãos e pés. Pode ser causado por micoses, problemas emocionais ou dermatite de contato.

6 - Eczema esfoliativo: um dos tipos mais graves de eczema, pois provoca vermelhidão, rachaduras e descamação de toda superfície da pele, além de poder fazer com que cabelos e unhas caiam. Por isso, pode colocar a vida do paciente em risco.

Tratamento

Apesar de não ter cura, o eczema pode ser tratado. O tratamento ocorre conforme o tipo e a gravidade do caso, e pode incluir pomadas hidratantes ou à base de ureia, antissépticos para as feridas, corticoides tópicos, anti-histamínicos orais. Em casos onde se conheça o agende desencadear da crise, é fundamental que o paciente evite contato com esses alérgenos.

Copyright © Bibliomed, Inc.