Artigos de saúde

Cresce a Sobrevida de Pacientes com AIDS a Doenças Pulmonares

Neste Artigo:

- O Estudo
- Resultados
- Veja Outros Artigos Relacionados ao Tema


"Pacientes infectados com HIV com pneumonia causada pela bactéria Pneumocystis carinii (PCP - Pneumonia por Pneumocystis carinii) - a infecção oportunista mais comum entre pessoas com Aids - estão quase duas vezes mais propensos a sobreviver à insuficiência respiratória grave se receberem terapia de ventilação mecânica do que ocorria de cinco a oito anos atrás".

O Estudo

A descoberta significa que os médicos precisam levar em consideração essas melhoras de resultados quando tomarem decisões em iniciar ou suspender a ventilação mecânica desses pacientes. Chama-se ventilação mecânica ao uso de aparelhos para manter um paciente respirando; é uma técnica usada em Unidades de Terapia Intensiva.

Existe a crença geral de que a ventilação mecânica para insuficiência respiratória neste paciente apresenta uma taxa de sobrevida muito baixa e, portanto, não é indicada. Este estudo pode ajudar a desmentir este conceito.

Segundo publicado no número de agosto de 2000 da revista American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine pelo Dr. J. Randall Curtis, professor associado de Medicina Universidade de Washington, em Seattle, foram avaliados os registros hospitalares de 1.660 pacientes HIV positivos acima de 18 anos que receberam atendimento para PCP entre janeiro de 1995 e dezembro de 1997 em mais de 70 hospitais em Nova York, Los Angeles, Miami, Chicago, Seattle, Tennessee e Arizona.

Resultados

Cerca de 14 por cento dos pacientes foram admitidos em uma unidade de terapia intensiva (UTI) durante sua estadia no hospital e 9 por cento receberam ventilação mecânica para insuficiência respiratória. A equipe de pesquisadores destacou que dos pacientes que receberam ventilação por menos de duas semanas, quase 40 por cento sobreviveram e foram liberados do hospital - comparados com a taxa de sobrevivência estimada mais baixa de cerca de 20 por cento entre 1992 e 1995.

Eles também descobriram que enquanto as taxas de sobrevivência de PCP com ventilação mecânica caíram para 17 por cento se o tratamento durasse mais de duas semanas, este número também é mais alto do que indicaram estudos anteriores. O Dr. Curtis e seus colegas acreditam que, para famílias e pacientes que estão enfrentando a decisão de aceitar o ventilador, os dados podem sugerir que a sobrevivência é melhor do que se pensava anteriormente.

Os resultados do estudo foram, de uma forma, surpreendentes, pois, na realidade, esperava-se um resulta oposto ao encontrado. "Acredito que o ponto importante a se observar é que, enquanto as terapias anti-retrovirais fizeram uma enorme diferença, estamos observando pessoas que foram infectadas pela PCP - de modo que este é, em grande parte, um grupo para quem os anti-retrovirais não estão funcionando ou eles não estão tomando os anti-retrovirais, talvez porque eles não estejam inclusos no sistema de atendimento médico, eles não sabem que têm HIV ou eles decidiram não tomar os medicamentos", disse Curtis.

"Eles podem estar em um grupo total de pessoas muito mais doentes, aqueles que desenvolvem PCP, e portanto você deveria esperar que suas taxas de sobrevida seriam mais baixas. Mas não foi isso que descobrimos - na verdade eles estão se saindo melhor do que no início da década de 90", acrescentou Curtis.

Assim, tanto os médicos, pacientes e familiares do paciente deveriam estar à par dessa informação da taxa de sobrevida, para tomar uma decisão de tratamento acertada.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.                 14 de Janeiro de 2002.



Artigos relacionados com esse tema:

AIDS: Panorama Atual e Perspectivas