Artigos de saúde

Dor Aguda no Pescoço

Descrição

- Queixa de dor atrás do pescoço ou na parte superior das costas. (A dor na frente do pescoço geralmente deve-se à garganta irritada ou gânglio linfático inflamado).
- Inclinação freqüentemente da cabeça de seu filho para o lado.
- Sensibilidade dos músculos do pescoço ao tato.

Origem

A dor aguda do pescoço geralmente deve-se a um torcicolo. Pode ser provocado por dormir numa posição incômoda, pintar o teto, ler na cama, datilografar por períodos prolongados, etc.

O pescoço tenso (quando seu filho não pode dobrar o pescoço para frente ou encostar no peito com o queixo) pode ser um sintoma inicial de meningite. Nesse caso seu filho também terá febre.

Podem aparecer lesões sérias da medula espinal como conseqüência de saltos aquáticos em trampolins ou outros acidentes relacionados ao pescoço. As crianças que sofreram um acidente como este não devem se mover até que um resgate coloque uma coleira ortopédica ou tábua para imobilizar a coluna.

Tempo previsto

Um torcicolo não é grave e geralmente dura de 1 a 2 semanas.

Cuidados domésticos

1. Medicamentos para aliviar a dor

Dê acetaminofeno ou ibuprofeno quatro vezes ao dia até que seu filho tenha ficado 24 horas sem dor alguma. Esta é a parte mais importante do tratamento porque a dor no pescoço provoca espasmos musculares e mais dores. Estes medicamentos podem deter este ciclo.

2. Calor na área

Um colchonete aquecido, uma garrafa de água quente, o chuveiro quente aplicados na área mais dolorida durante 20 minutos ajudam a aliviar o espasmo muscular. Faça isso sempre que a dor se intensificar.

3. Posição de dormir

Á noite, em lugar de um travesseiro, seu filho talvez prefira uma toalha dobrada em volta do pescoço. Este colar ajudará a evitar que a cabeça se mova muito durante o sono. (Estes colares de espuma estão a venda nas farmácias).

4. Exercícios

Seu filho deverá evitar qualquer exercício no pescoço até que esteaja completamente curado.

5. Prevenção

Se seu filho tiver mais de uma dor no pescoço, pode ser que ele tenha uma atividade ou costume que esforce demasiadamente os músculos ou ossos do pescoço. Estas atividades incluem o trabalho com o pescoço voltado ou dobrado para trás, carregar objetos pesados sobre a cabeça ou com apenas um braço, endurecer a cabeça, esportes de contato físico, ou brincar de luta livre.

Assim mesmo, melhore a tonicidade dos músculos do pescoço com 2 ou 3 minutos de alongamento diários. Um exercício de alongamento útil é tocar o queixo com cada ombro, tocar o ouvido com o ombro e mover a cabeça para frente e para trás. Não aplique resistência (força contrária) alguma durante os exercícios de estiramento.

Procure ajuda médica imediatamente se:

- A dor ficar séria e persistir por mais de 2 horas após haver tomado analgésico.
- Aparecer dormência ou formigamento nos braços na parte superior das costas.
- Aparecer febre (37,8ºC).
- Seu filho começar a ficar muito doente.
- A dor for inexplicável (não provém de torção muscular) e persistir por mais de 24 horas mesmo que tenha tomado medicamento para dor.
- A dor não melhorar depois de 3 dias de tratamento.
- A dor continuar depois de 2 semanas.
- Tiver outras perguntas e preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems