Notícias de saúde

Diabéticos tipo 2 usando metformina tem menos dor musculoesquelética do que aqueles que não usam

13 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Numerosos estudos mostraram que o medicamento frequentemente prescrito para diabetes tipo 2, a metformina, pode ajudar a melhorar outras condições. Em um estudo recente, os pesquisadores descobriram que também pode ser benéfico para aqueles que sofrem de dor musculoesquelética.

Na pesquisa, análises transversais foram realizadas com dados do UK Biobank de 21.889 participantes com diabetes tipo 2. As condições de diabetes tipo 2, uso de metformina e dor musculoesquelética (costas, joelho, quadril e pescoço/ombro) foram autorrelatadas. Os participantes relataram dor musculoesquelética que havia interferido em suas atividades habituais no último mês (dor recente) e há mais de 3 meses (dor crônica).

Nos resultados, os participantes que usaram metformina tiveram menores chances de dor musculoesquelética nas costas, joelho e regiões do pescoço/ombro, mas não dor no quadril. Os participantes que usaram metformina também tiveram menores chances de relatar dor musculoesquelética crônica multissítio. As associações foram geralmente mais fortes entre as mulheres.

Portanto, pessoas com diabetes tomando metformina eram menos propensas a relatar dores nas costas, joelho, pescoço/ombro e musculoesquelética multissítio do que aquelas que não tomavam metformina. Assim, ao tratar esses pacientes, os médicos devem estar cientes de que a metformina pode contribuir para menos relatos de dor musculoesquelética. A metformina pode ter um efeito protetor para a dor musculoesquelética, que parece ser mais forte entre as mulheres do que entre os homens.

Fonte: European Journal of Pain. DOI: 10.1002/ejp.1747.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários