Notícias de saúde

Medicamento é considerado eficaz contra os primeiros sintomas da enxaqueca

16 de outubro de 2025 (Bibliomed). Enxaquecas não causam apenas dores de cabeça. Essas crises costumam ser acompanhadas de sintomas como sensibilidade à luz e ao som, náusea, dor no pescoço e tontura. Além disso, esses sintomas que não são de dor de cabeça tendem a aparecer antes que uma enxaqueca completa se instale. Mas agora, pesquisadores dizem ter descoberto um medicamento para enxaqueca já aprovado que pode interromper esses outros sintomas horas antes do início da dor de cabeça.

O Ubrogepant evitou com sucesso os primeiros sintomas de enxaqueca em pacientes que tomaram o medicamento de uma a seis horas antes da dor de cabeça, causando um aumento de 72% na probabilidade de a pessoa não sentir sensibilidade à luz e um aumento de 85% na probabilidade de não sentir fadiga. O medicamento também ajudou as pessoas a pensar e se concentrar melhor, apesar da enxaqueca iminente.

O Ubrogepant foi aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA em 2019, depois que estudos mostraram que ele reduziu a dor de cabeça e outros sintomas de enxaqueca dentro de duas horas após tomar o comprimido. O medicamento funciona bloqueando uma proteína envolvida na dor e nas enxaquecas, chamada peptídeo relacionado ao gene da calcitonina, ou CGRP. Ele impede que a proteína CGRP se ligue às terminações nervosas. Os sintomas que antecedem uma enxaqueca são chamados de sintomas "pródromos". As enxaquecas ocorrem quando uma região do cérebro chamada hipotálamo se desregula, e esses sintomas pródromos precedem a dor de cabeça.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 438 pessoas que conseguiam prever com segurança os próximos ataques de enxaqueca com base em seus sintomas prodrômicos. Pessoas foram designadas aleatoriamente para tomar Ubrogepant ou um placebo pouco antes de uma crise de enxaqueca e manter anotações sobre seus sintomas. Eles então esperaram pela próxima enxaqueca e tomaram o tratamento oposto, seja o medicamento ou o placebo. Os participantes não sabiam o que estavam tomando em nenhum dos casos.

Pacientes tomando Ubrogepant relataram melhor capacidade de concentração em uma hora, sensibilidade à luz reduzida em duas horas, redução da fadiga e da dor no pescoço após três horas, e sensibilidade sonora reduzida após quatro horas.

Fonte: Nature Medicine. DOI: 10.1038/s41591-025-03679-7.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários